sexta-feira, 9 de abril de 2010

Introdução à gestão de projecto

Gestão de projecto
Chama-se projecto ao conjunto das acções a empreender a fim de responder a uma necessidade definida em prazos fixados. Assim, um projecto é uma acção temporária com um início e um fim, mobilizando recursos identificados (humanos e materiais) durante a sua realização, este possui igualmente um custo e é por conseguinte o objecto de uma inscrição orçamental de meios e um balanço independente do da empresa. Chama-se “entregáveis” aos resultados esperados do projecto.

A dificuldade na condução do projecto reside em grande parte na multiplicidade dos actores que mobiliza. Com efeito, contrariamente aos projectos pessoais ou aos projectos internos de fraca envergadura, para os quais a necessidade e a resposta a esta necessidade podem ser realizadas pela mesma pessoa ou um número limitado de intervenientes, num projecto em sentido profissional do termo, a expressão da necessidade e a satisfação desta necessidade são feitos por actores geralmente distintos.
Desta maneira, é necessário assegurar-se, ao longo de todo o projecto, que o produto em realização corresponde claramente às expectativas “do cliente”. Em oposição ao modelo comercial tradicional (“vendedor/comprador”) onde um cliente compra um produto já realizado a fim de satisfazer uma necessidade, o projecto visa produzir uma criação original que responde a uma necessidade específica que convém exprimir de maneira rigorosa. Esta expressão das necessidades é ainda mais difícil se o projecto não tem geralmente precedência na empresa, dado o seu carácter inovador. Pelo contrário, é geralmente difícil fazer abstracção das soluções existentes e concentrar-se unicamente nas necessidades de termos funcionais.

Exemplos de projeto
A informática é tão específica que é possível desenvolver ou montar partes de software tão facilmente quanto o permite imaginação. A dificuldade consiste em identificar correctamente as necessidades, independentemente de qualquer solução técnica, e escolher um prestador ou uma equipa de desenvolvimento interna à empresa para realizá-lo.
Os projetos mais frequentes são os seguintes:
Integração de um progiciel de gestão integrado (ERP)
Instalação de uma intranet ou extranet
Configuração de um sistema de gestão da relação cliente (CRM)
Instalação de uma diligência de gestão do conhecimento (KM)Última modificação do dia Sexta 9 de Outubro de 2009 às 12:23:53
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